sábado, 23 de abril de 2011

HOMENAGEM A TIRADENTES

Esta mensagem foi lida no dia 20 de abril (um dia antes da data comemorativa) para lembrar e referenciar Tiradentes, o Mártir. A leitura ocorreu no Quinto Batalhão da Policia Militar em Londrina, estado do Paraná.

O FAROL DA LIBERDADE
por Wilmar Marçal, membro da Academia Londrinense de Artes, Ciências e Letras.

Na vida, assim como na espiritualidade, sempre buscamos uma referencia boa e positiva. Ninguém, em sã consciência, deve desejar o mal e praticar atos que sejam incentivados pelo ódio.

O exercício pleno da liberdade do homem começa dentro dele mesmo, ciente de suas limitações, mas ávido por servir e perseverante nas ações que devem melhorar a coletividade.

Pobre da nação que assiste a ignorância dos povos ser regida por dirigentes idolatrados, falsos semideuses, que se quer possuem qualquer fiapo de raiz com a decência, com a verdade e com a felicidade de seu semelhante.
Ilusões discursivas vocês encontrarão sempre por ai. Seres ditos “humanos”, alguns inescrupulosos, que querem se dar bem a todo custo, rifando valores, vendendo a alma e se corrompendo com a desgraça dos outros.
Não se assustem. Esse não é um discurso eleitoral. Pelo contrário. É uma fala para agudizar em cada um de nós o que de mais sagrado temos: a LIBERDADE.

Foi esse princípio, a Liberdade, que tornou Joaquim Jose da Silva Xavier, o Tiradentes, nosso homenageado de hoje um modelo imortal de existência e perpetuação nesse mundo de nosso Deus. No Deus que criou o homem não no Deus criado pelo homem.
Tiradentes sofreu, sentiu dolorosas crueldades, mas não se tornou um miserável preso as façanhas dos corruptos, mentirosos profetas e delegados da falsa lei moral. Não se rendeu aos que por migalhas de ouro traíram sua pátria, sua vida e sua dignidade.

Nesse ano de 2011 estamos ávidos por dias melhores, notícias de felicidades, dizeres de alegria, confraternizações e conciliações. Ao contrário, o Planeta Terra se tornou uma ilha com lamentos, catástrofes, tristezas e saudades. Mas tudo isso não pode nos desanimar. Somos capazes e temos dentro de cada um de nós o pulsar de coração que Tiradentes nos deixou. Um legado de ser para crer, e crer para ser.

Há muitas maneiras de viver a vida. Muitos o fazem com otimismo e amor. Outros nasceram para reclamar de tudo e de todos. Estão sempre insatisfeitos, mas não movem uma palha para melhorar. Querem tudo e nada dão. Neste dia façamos nós todos uma reflexão de quem somos, para que estamos aqui, e o que se esperam de nós. Lutar não significa guerrear. Batalhar não significa matar e ludibriar. Esses conceitos, tão singelos e puros de intenção, é o espelho da alma de Tiradentes, e se fazem tão necessários nos dias de hoje. Estamos vivendo momentos tristes na sociedade, com lágrimas em todas as famílias. Mas é preciso reagir. É preciso se inspirar nos heróis e nunca nos ídolos. Ídolos são frutos de mídia e vivem de modo fútil e desregrado. Heróis? heróis não. São nossas bússolas morais, modelos de linha reta, símbolos maiores do que é ser realmente humano. Possamos buscar esses heróis em nossas casas, em nossos antepassados e pais. Possamos também no dia de hoje reviver a HEROICA VIDA ABNEGADA de Joaquim Jose da Silva Xavier, nosso Tiradentes: homem, patrono, paraninfo, padrinho e um contumaz farol da liberdade.