domingo, 2 de outubro de 2011

PROFESSOR SOLIDARIO OU SOLITARIO ?

PROFESSOR SOLIDÁRIO OU SOLITÁRIO?
Gostaria de começar perguntando prá vocês: o que é a vida?

A resposta está imortalizada na melodia de Gonzaguinha:
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor...
Viver!
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz...
Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita...

Quando somos chamados para assistir alguma palestra sempre há uma expectativa de quem será o palestrante. De onde vem, qual a finalidade de sua apresentação, enfim há uma ansiedade de sempre ouvir alguém e procurar entender e absorver alguns conceitos e sugestões.
Vocês viram pela leitura do currículo que eu tenho uma vida de conquistas e vitórias. Mas antes de qualquer conceito eu preciso contar um pouco da minha vida para vocês. Sabem por que eu faço isso? Para que vocês saibam que eu sou exatamente igual a vocês. Com sentimentos, sonhos, desafios, conquistas e fé.
SOMOS EXATAMENTE IGUAIS PORQUE SOMOS HUMANOS, PODEMOS TER PENSAMENTOS DIFERENTES, SONHOS DIFERENTES, MAS O NOSSO OBJETIVO EM COMUM É SER EDUCADOR, CORRETO?

Escolhi o tema professor: solidário ou solitário? Com o objetivo de juntos encontrarmos maneiras de tornarmos o nosso trabalho melhor.

Solidário lembra SOLIDARIEDADE
Solitário lembra SOLIDÃO
Qual dos dois queremos para nós?
Em que, por quê e como a solidariedade pode nos ajudar na missão de sermos professores, professoras, educadores, educadoras? Essa será nossa construção no dia de hoje.

Mas, o que é solidariedade? Segundo o dicionário, significa um sentimento de simpatia, ternura.
Existem várias maneiras de solidariedade, mas nunca ela pode ser confundida com caridade. A caridade está mais para piedade pelos pobres, desprotegidos, injustiçados, etc.
Ser solidário é ser cúmplice do que está correto.
Solidário é ser construtivo e trabalhar em equipe, sempre, pois muitas vezes, a solidariedade é entendida como algo eventual revertida para alguém que necessita somente naquele momento. Evite isso.

Para nós cristãos, a solidariedade não deve ser algo eventual, mas sim permanente. A solidariedade tem valor prático quando a colocamos em prática no nosso dia-a-dia.

Na vida cristã, solidariedade leva o nome de fraternidade, já que somos filhos do mesmo Deus, visto como Pai, conforme nos ensinou Jesus. A partir daí, temos uma sociedade com base na igualdade, vinculados a um propósito comum, pois cremos num só Deus. Ou seja, com isso caímos nos modelos das sociedades comunitárias, onde os bens são repartidos para o uso comum e tudo se realiza coletivamente, com base na cooperação.

Nós como comunidade cristã, também devemos praticar isso, tendo como base alguns princípios do “ser solidário”, como: aceitar as diferenças; doar; conceder; esperar; aprender; aceitar as mudanças.

Solidariedade designa uma assistência mútua em circunstâncias difíceis. Há irredutivelmente, dependência recíproca entre elementos de uma sociedade.

Depois de fazer essa pequena reflexão sobre solidariedade, lembro-me de que muitas vezes ela vem da onde menos esperamos. Será que isso é bom ou ruim? Com certeza só pode ser bom, porque desta maneira percebemos que não estamos sós.
Solidão é tristeza. É falta de luz.

Em novembro de 2008, o estado de Santa Catarina sofreu uma das maiores catástrofes naturais da história. As enchentes afetaram em torno de 60 cidades e mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o estado. Com tanto sofrimento e perdas, o Brasil inteiro não hesitou em ajudar. Todos contribuíram da maneira como podiam.

Recentemente tivemos uma catástrofe muito cruel. O conhecido “Tsunami” no Japão.
Quem não se lembra do episódio dos mineiros chilenos que comoveu o mundo. Todos resgatados com vida.

Recentemente também o estado de Pernambuco teve vários municípios alagados.

NÃO DEVEMOS SER SOLIDÁRIOS SOMENTE NAS TRISTEZAS.
MAS NÓS PRECISAMOS DA SOLIDARIEDADE MAIS AMPLA.
SOMOS PELA SOLIDARIEDADE NA EDUCAÇÃO. SOLIDARIEDADE ENTRE OS PROFESSORES PARA QUE NOSSAS AÇÕES SEJAM MAIS PRAZEROSAS. ISSO É POSSIVEL?

A solidariedade nos torna “pessoas melhores “...
Solidariedade só quando é Natal? NÃO!!!

NATAL É QUANDO UM HOMEM QUISER!!! NATAL DEVERIA SRR TODO DIA.

Podemos aplicar os princípios da solidariedade? Podemos e devemos.
Solidariedade... “faz mexer”...
Ser Solidário é acima de tudo, respeitar, incondicionalmente tudo o que nos rodeia...
Ser Solidário é sentir a necessidade de partilhar...
Ser Solidário é perceber que as diferenças só existem porque é mais fácil criar distâncias do que gerir dificuldades...
Ser Solidário é sentir que é possível mudar o que está errado e acreditar...
Ser Solidário é querer ir mais além, é ser mais alto interiormente, é ser maior de coração...
Ser Solidário é perceber que a alegria de dar é indiscutivelmente superior à de receber...
Ser Solidário é estender a mão a quem precisa dela para se agarrar na esperança.

Sermos solidários, quando percebermos que é possível fazer alguma coisa, dizer NÃO ao egoísmo em que todos vivemos, ao nosso fácil acomodamento, face à miséria, à solidão; à injustiça social e a tantas, mas tantas coisas mais...

É mais fácil pensar que não é conosco se algo de profundamente errado e injusto se passa ao nosso lado. Humildade sempre. Ninguém É INVULNERÁVEL.

O professor solidário não admite frustração, nem cansaço.
O professor solidário não conhece o que é uma mente vazia que se perde no próprio ego.

O professor solidário crê no DEUS que criou o homem, não no DEUS criado pelo homem.

Quem não é solidário experimenta sempre o mergulho na vida egocêntrica, se condenado irreversivelmente à solidão. Acredita que podemos mudar isto?
Eu acredito, porque afinal a DISTÂNCIA É A DE UM PASSO


QUAIS SÃO OS TIPOS DE SOLIDARIEDADE?
A solidariedade social é a condição do grupo que resulta da comunhão de atitudes e de sentimentos, de modo a constituir o grupo numa unidade sólida, capaz de resistir às forças exteriores e mesmo de tornar-se ainda mais firme em face de oposição vinda de fora.

Solidariedade Mecânica
Característica da fase primitiva da organização social que se origina das semelhanças psíquicas e sociais (e, até mesmo, físicas) entre os membros individuais. Para a manutenção dessa igualdade, necessária à sobrevivência do grupo, deve a coesão social, baseada na consciência coletiva, ser severa e repressiva. O progresso da divisão do trabalho faz com que a sociedade de solidariedade mecânica se transforme.
Há importantes estudos sociológicos realizados pelo francês Émile Durkheim (1858-1917), em sua obra intitulada A Divisão do Trabalho. Sua tese é de que a sociedade era mantida coesa por duas forças de unidade. Uma em relação a pontos de vista semelhantes compartilhados pelas pessoas, por exemplo, valores e crenças religiosas, o que ele denominou de solidariedade mecânica. A outra é representada pela divisão do trabalho em profissões especializadas, que foi denominada de solidariedade.

Solidariedade Orgânica
A divisão do trabalho, característica das sociedades mais desenvolvidas, gera um novo tipo de solidariedade, não mais baseado na semelhança entre os componentes (solidariedade mecânica), mas na complementação de partes diversificadas. O encontro de interesses complementares cria um laço social novo, ou seja, um outro tipo de princípio de solidariedade, com moral própria, e que dá origem a uma nova organização social - solidariedade orgânica. Sendo seu fundamento a diversidade, a solidariedade orgânica implica uma maior autonomia, com uma consciência individual muito mais livre.

Solidariedade humana
Vivemos hoje uma era de banalização da violência. Saímos de casa como possivel vítima e retornamos como sobrevivente e em alguns casos como herói, por termos nos safado de situações difíceis.
Nesta era moderna, de incentivo ao consumismo, da globalização, de fome, de desemprego, onde poucos têm voz ativa, pode haver um fator relevante que poderia ajudar no combate a violência e que está ao alcance de qualquer cidadão, é a solidariedade humana.

Hoje, ao contrário de um passado de algumas décadas, a solidariedade humana passou a estar cada vez mais distante do ser humano, agora mais habituado e até treinado a viver como uma ilha disputando todos as vantagens e espaços com os outros cidadãos e portanto seres humanos. Vemos o nosso semelhante como um inimigo e não como nosso irmão.
No trânsito temos exemplos de falta de cortesia, onde procuramos levar sempre vantagens, ignorando as situações de trânsito difíceis que o outro porventura estiver enfrentando num determinado momento. Nos locais públicos onde filas se formam para atendimento, sentimos profundamente a falta de respeito ao próximo, o sentimento claro de se levar vantagem sobre o outro. Na ocupação de lugares em transporte coletivo ou locais de entretenimento, onde não haja assentos numerados, a disputa pelos mesmos chega a ser ridícula .

A falta de solidariedade é ao mesmo tempo causa e efeito desta situação. É um modo contínuo que podemos quebrar com a nossa mudança de atitude.
Será que desaprendemos a arte de agir e só sabemos reagir? Ou seja, se alguém nos trata bem, retribuímos, senão é irrelevante para nós?

Será que a falta de solidariedade do ser humano em sua grande maioria, já que toda regra tem exceção, é uma das causas ou efeito da violência que enfrentamos hoje? Não sabemos avaliar sua extensão, mas com certeza se cada de nós fizer a sua parte, isto é, tratar o nosso semelhante com o devido respeito e consideração, solidarizando com ele nos momentos oportunos, iremos criar um espírito favorável nas comunidades em que vivemos.

Sonho ou fantasia?
Às vezes demora em "cair à ficha", e às vezes dói pra caramba você descobrir que nada, ninguém e nenhum objeto são mais importantes que o seu bem-estar.

Infelizmente, a grande maioria das pessoas precisa passar por experiências dolorosas antes de perceberem a sua "real importância e responsabilidade" no seu modo de vida. Passamos e perdemos muito tempo jogando a nossa felicidade nas mãos de outros, seja no amor, no trabalho e até na família.

Criamos fantasias, e fantasias são diferentes de sonhos. O sonho é aquela mola que nos impulsiona, que nos empurra para frente, que nos dá força para lutarmos por objetivos. Já as fantasias são frutos de nossa carência emocional e normalmente são desejos fugazes.

Sabe a criança que pede um brinquedo, pula, grita e berra no supermercado e, quando ganha, brinca meia hora e logo joga o brinquedo num canto qualquer? Isso é a fantasia, ou caprichos do orgulho.

Será que o seu desejo de hoje, aquilo que anda fazendo você sofrer, não é apenas uma fantasia? Será que você não se esqueceu da pessoa mais importante na sua vida (você) e está maltratando seu coração, sua saúde, seu lado espiritual com idéias e conceitos que só trazem sofrimento?

Hoje o desafio é comprar um presente para você. Pode ser aquela caneta de R$ 1,99. O importante é o valor que você vai dar para o ato, para o presente e, principalmente, para você mesmo.

Tudo isso é só para lembrar o quanto você é importante e pode fazer a diferença. Cuide-se! Não permita que magoem você, que merece mais, muito mais.

Quem são os pais de nossos alunos?
Pessoas que, muitas vezes não planejaram os filhos. Não estavam preparados para a paternidade e a maternidade. Foram pais muito cedo. Não houve o desejo de ser. O querer. Somente uma circunstância.

Pessoas que ainda são individualistas. Os filhos atrapalharam os planos profissionais. São rejeitados ou esfriados.

Pessoas que convivem com a internet e não vivem o espírito familiar. Relacionamentos fúteis após o “casamento forçado”.

Pais que fazem suas refeições em horários desregrados. Não cultuam a fraternidade familiar nas refeições.

Pais que dão mais carinho aos animais da casa e aos animais abandonados do que propriamente aos seus filhos. Os animais não choram e não reclamam.

Pais que buscam compromissos sociais para realizar suas fugas dos problemas na criação dos filhos. Colocam os filhos na escola e acham que estão cumprindo sua tarefa de pai.

Pais que pela total ausência física e moral dizem sempre sim aos filhos, suprindo ausência com presentes.

Pais que NÃO TEM RELIGIOSIDADE. Não freqüentam igreja.

Pais que se intitulam ídolos dos filhos quando esses precisam viver a fase de verdadeiros heróis a serem copiados.

Pais amadores. Imaturos. Pais acomodados. Não querem a maturidade e o envelhecimento. Vaidade jovial.

Pais meia boca. Procuram dar um notebook ou celular para o filho, quando na verdade deveriam suprir um pouco da tecnologia por um bom livro.

Pais que se unem sempre contra a escola. Se meu filho vai mal a culpa é todinha da escola.

Pais omissos e hipócritas: menina jogou a carteira do segundo andar de uma escola. Direção chamou a mãe e o pai. Ambos argumentaram que quando a menina fez isso não havia ninguém lá embaixo.

Quem são nossos alunos de hoje?
Qual o perfil deles?
Jovem geração Y:
A geração Y, também chamada geração do milênio ou geração da Internet, é um conceito em Sociologia que se refere, segundo alguns autores, à coorte dos nascidos após 1980 e, segundo outros, de meados da década de 1970 até meados da década de 1990, sendo sucedida pela geração Z.
Essa geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Os pais, não querendo repetir o abandono das gerações anteriores, encheram-nos de presentes, atenções e atividades, fomentando a autoestima de seus filhos. Eles cresceram vivendo em ação, estimulados por atividades, fazendo tarefas múltiplas. Acostumados a conseguirem o que querem, não se sujeitam às tarefas subalternas de início de carreira e lutam por salários ambiciosos desde cedo. Uma de suas características atuais é a utilização de aparelhos de telefonia celular para muitas outras finalidades além de apenas fazer e receber ligações como é característico das gerações anteriores.
Enquanto grupo crescente, tem se tornado o público-alvo das ofertas de novos serviços e na difusão de novas tecnologias. As empresas desses segmentos visam a atender essa nova geração de consumidores, que constitui um público exigente e ávido por inovações. Preocupados com o meio ambiente e as causas sociais, têm um ponto de vista diferente das gerações anteriores, que viveram épocas de guerras e desemprego. Com o mundo praticamente estável e mais favorável à liberdade de expressão, esses jovens conseguiram se preocupar com valores antes menos prioritários como vida pessoal, bem-estar e enriquecimento pessoal.

Crianças de Hoje:
Não vem com manual de instrução.
Não viveram na plenitude a inocência da infância. Nunca receberam um não.
Nunca se frustraram. Nunca tiveram medo. Nunca tiveram remorso. Nunca tiveram limites.
Geração que não Lê.
Sempre se unem contra o professor.
Crianças terceirizadas
crianças que têm como companheiros de brincadeiras, nos seus “pseudo-quartos”, muitas baratas, e até cobras?

Para nós quais são as características dos nossos jovens?
Hoje o "bom" perdeu lugar para o "belo", bem como o "inteligente", para o "esperto". Nasce, assim, no final do século XX e começo do século XXI, uma sociedade que não tem mais a referência do que consumir, ser e sentir. A autoestima é trocada pelo fenômeno do "fast food", "fast shop", "fast sex"...
A afetividade não encontra mais local na sociedade que vivemos. Assim, quais os papéis e as funções do Pai e da Mãe, em tratar a angústia que essa sociedade provoca e seduz?
Proteger seus filhos da pedofilia e da pornografia infanto-juvenil na internet.
Irreverente e irresponsável.
Acusam os pais de estarem Invadindo minha privacidade.
Os pais sempre estão pagando mico.
Menina menstrua com dez anos e é mãe aos 12 ou 13.
O computador passou a ser uma poderosa arma de disseminação do mal. Orkut. Veja exemplo de Londrina. Fotos de meninas fazendo sexo com namorado e depois colocam na Internet.
Buyling (crianças) ou Perversão ou Desvio patológico do comportamento considerado normal (adultos).

Cyberbullying = máxima do mal entre os jovens.
Exemplos: espinha na cara; pessoa de cor; pessoa obesa; quatro olhos; baixinho;
Relação de amizades virtuais. Relacionamentos fúteis.
Conseqüências: desistência da escola; doença; suicídio

O massacre da tarja preta
O relógio biológico da adolescência é diferente; o computador está tornando acordar cedo mais difícil
É UM MASSACRE da tarja preta contra crianças e adolescentes brasileiros, levados a tomar desnecessariamente remédios para supostos distúrbios psicológicos. Essa intoxicação tem respaldo de médicos, psicólogos, pais e professores.
Na semana passada, a Folha publicou a descoberta de psiquiatras e neurologistas da USP, Unicamp e Albert Einstein College of Medicine (EUA): 75% das crianças e adolescentes brasileiros que usam medicamentos tarja preta foram diagnosticados erroneamente como portadoras do chamado TDAH (Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade).
Esse abuso bioquímico para controlar atitudes de crianças e adolescentes revela como os adultos têm dificuldade de entender e lidar com as novas gerações e até entender o mundo em que vivemos.
É nesse ambiente que as crianças nascem e são treinadas, quase desde o berço, a jogar videogames cada vez mais velozes e complexos, o que, para muitos cientistas, desenvolve as habilidades cognitivas.

Esse universo hiperativo do virtual valoriza o presente, o agora, o já, tudo imediato, e se esvai com a velocidade de um novo aplicativo. Muito mais difícil ensinar coisas que não têm sentido imediato e que envolvem complexidades.

Existem até novas reações cerebrais. Mas tanta luminosidade das máquinas acaba gerando problemas. Existem evidências científicas mostrando que ficar de noite na frente da luz do computador atrapalha o sono, mexendo nos hormônios. O relógio biológico da adolescência já é naturalmente diferente; o computador está tornando acordar cedo ainda mais complicado.

Por que um estudante, acostumado com a interatividade e compartilhamento de informações, ficará tranquilo numa sala de aula com baixa interatividade, ouvindo o professor despejar conteúdos que não lhe fazem sentido?

Até as universidades mais sofisticadas do mundo estão mudando suas práticas para cultivar seus alunos, estimulando mais a experimentação, montagem de projetos e trabalho em equipe.

Minha suspeita é de que essa medicação de tarja preta não seja uma solução para tratar um problema que, em muitos casos, é real, mas sim para colocar a disciplina acima da criatividade.


E nós professores e professoras, quem somos no âmbito da escola?
Será que realmente somos solidários em nosso trabalho e tarefas da escola? Uns com os outros?

Mas por que ser um professor solidário?
PROFESSOR É A REPRESA DE TUDO. VEJAM QUE TUDO QUE ACONTECE NA VIDA DOS ALUNSO E DOS PAIS DE CERTO MODO É DEMONSTRADO NA ESCOLA. PROFESSOR PARECE SER UM PREDESTINADO A ABSORVER O PROBELEMA DOS OUTROS.

ENFRENTAR OS PROBLEMAS DE FRENTE, EM EQUIPE, É A NOSSA PROPOSTA.

Somos instrumentos transformadores de outros professores de funcionários, de alunos e de pais.

A PAZ PRECISA SER CONSTRUÍDA
Como construir?
COM GENEROSIDADE E AFETO.

A Bíblia utiliza várias palavras relacionadas à solidariedade. Vou destacar duas: generosidade e afeto.

Generosidade:
a palavra generosidade significa “liberdade”. Esta liberdade é a manifestação prática da essência do amor.

Afeto: sentimento puro da alma.
Melhora-se e viver mais, em paz, sem stress, sem endorfinas do mal.

Como a solidariedade pode ajudar o professor no dia-a-dia?
SER SOLIDÁRIO AJUDA MUITO O PROFESSOR TODOS OS DIAS.
VAMOS VER.

"Eu não acredito em caridade. Eu acredito em solidariedade. Caridade é tão vertical: vai de cima para baixo. Solidariedade é horizontal: respeita a outra pessoa e aprende com o outro. A maioria de nós tem muito que aprender com as outras pessoas."

Por que agimos assim se até os animais se respeitam e eles não são racionais como nós? Vejamos o caso dos gansos que vivem em formação e lutam pela sobrevivência juntos. Quando um ganso fica doente ou é ferido por um tiro de um caçador desalmado e cai, dois gansos saem em formação e o acompanham para ajudá lo e protege-lo . Ficam com ele até que consiga voar novamente ou morrer. Que belo exemplo de solidariedade temos dos gansos e eles não são animais racionais, como o dito ser humano.


DIVIDIR PARA MULTIPLICAR
PARA TRABALHAR EM COLETIVIDADE, DIVIDIR CONQUISTAS E ANGUSTIAS. DIVIDIR TAREFAS, COMPARTILHAR.
EVITAR O TAL DO CADA QUAL NO SEU QUADRADO. EVITAR O EGOISMO.

O PROFESSOR TEM QUE TER SOLIDARIEDADE.
A CORAGEM NO PROFESSOR E NA PROFESSORA TRANSFORMA A EDUCAÇÃO PORQUE MOTIVA O ENVOLVIMENTO DE MUITAS PESSOAS. SOZINHO PODEMOS IR MAIS RAPIDO, MAS UNTOS VAMOS MAIS LONGE.

Como o professor pode demonstrar sua solidariedade?
Exercitando a prática na coletividade.
Qualquer atividade que envolva todos os alunos e alunas. Cuidar dos mais rebeldes, que sentam no fundo. É esse aluno (a) que você deve convidar primeiro e dar atribuições. Às vezes o isolamento é um pedido de socorro.

A abordagem tem que ser carismática e não punitiva. Cuidado nas perguntas: você usou droga? Você está drogado?
Pergunte assim: você precisa de ajuda? Posso te ajudar? Quer conversar?
O CRACK HOJE ESTÁ PRESENTE EM 98% DOS MUNICIPIOS DO PAÍS (EPIDEMIA).

Não se esqueça que esses jovens foram criados sem afetividade. Não sabem o que é calor humano.
Não tema aquele sabichão que pesquisou o tema de sua aula na internet e está sedento por te fazer perguntas ou questionar frente aos outros alunos. Interagir é melhor. Se ele começar a desafia, estabeleça outros temas para discutir com os alunos. Crie situações não de humilhação nem fraqueza e sim de grandeza. Aluno que estuda um único tema pela internet é limitado.

Outra sugestão:
Pode parecer paradoxal, mas os alunos se espelham nos professores ou pelo menos abrem o coração quando a oportunidade é dada. Conversar sobre assuntos gerais, prestar informações, esclarecer sobre erros e vícios, combater superstições, explicar que não há dinheiro fácil. Uma boa conversa ajuda muito no dia-a-dia. Às vezes o que o jovem precisa é de alguém para ouvir.

O PROFESSOR E A PROFESSORA NÃO PODEM PAGAR A PENITÊNCIA DOS PAIS.
PAI NÃO É AMIGO DE FILHO. PAI É PARA CUIDAR E IMPOR LIMITES.
OS PAIS PODEM ESTAR TRANSFERINDO OS PROBLEMAS PARA OS OUTROS.

LEMBRETE: PROFESSORES SÃO CUIDADORES


FERRAMENTAS DO PROFESSOR SOLIDARIO COM OS ALUNOS
Atenção, afeto e contato físico
Jogos educativos
Jogral
Aula de artes: descobri que sou daltônico
Música
Histórias de folclore
Posição das carteiras
Olimpíada dos amigos
Gincana do bem

Atividades extras
Dia da família traga FOTOS
ENSINAR A FAZER O TROCO
DIA LUDICO = fale do programa Pânico na TV
PEDAGOGIA DO ELOGIO = PALMAS PARA O GUILHERME
PEDAGOGIA DO ESTIMULO

Curiosidades: leite com manga
Tais como: conscientização de cidadania, preservação do meio ambiente, erradicação do analfabetismo moderno , uso racional da água potável entre outros, fáceis de serem implementados, bastando apenas boa vontade.

PORTANTO:
Se suas ações não resolveram a inclusão de seus alunos (as) chame os pais; as mães; informe a coordenação e deixe as coisas bem claras. Não esconda nada. Se o aluno é cliente ou não, sua paz interior (professor e professora) é mais importante que os problemas dos outros, porque Não foi você que causou.
Nunca se esqueça: às vezes os pais também são problemáticos e o reflexo está direto na educação de seus filhos. Portanto, antes de julgar o aluno, conheça o que permeia ele.


USE O SIMBOLISMO ALGUMAS SUGESTÕES PARA NOSSOS ALUNOS:
AGORA, VAMOS APLICAR A SABEDORIA. MAS A NOSSA SABEDORIA É MUITO SIMPLES E FACIL.

Despertador (significa disciplina)
Bola de vôlei (significa determinação, a vida do Bernardinho)
Garrafa de cerveja (significa limites, em tudo)
Bengala (significa respeito aos mais experientes, sem preconceito da velhice)


FERRAMENTAS DO PROFESSOR SOLIDARIO COM OS OUTROS PROFESSORES
Que ferramentas o professor deve dispor para melhorar seu dia-a-dia levando-se em consideração a solidariedade?

Os nossos objetivos devem ser: "Criar e incentivar o espírito de respeitosa consideração entre os povos...", "Incentivar a prática da boa cidadania...", "Interessar-se pelo bem estar cívico, social e moral da comunidade.", Mantermo-nos unidos pelos laços da amizade, do companheirismo e da compreensão mútua.".

Aplique a solidariedade na prática.
Solidariedade, ora aí está um conceito que pode ser interpretado de muitas formas, dependendo de pessoa para pessoa. Solidário é aquele que tenta ajudar o próximo sem pedir nada em troca, não faz maus juízos de terceiros e não fica com idéias preconcebidas antes de conhecer alguém.

Solidário é aquele que apesar de ter um dia atarefado, ou até se encontrar numa fase menos fácil da sua vida, disponibiliza um bocadinho do seu tempo, para falar com um amigo/familiar; tem paciência para ajudar o seu filho nos trabalhos de casa, entre outros pequenos gestos que tanto significam.

Ser solidário não é ter pena do próximo, é tentar compreender e saber que basta apenas ouvir essa pessoa, ou até mesmo acompanhá-lo por uns instantes, porque só o fato dela estarmos é o bastante, principalmente no caso dos idosos eles não nos pedem dinheiro, ou comida, mesmo que por vezes precisem, só querem um pouco de companhia, uma visita de vez em quando, para que não se sintam tão sós e abandonados, isto é ser solidário.
solidário é quem se dispõem a ajudar aqueles que estão em dificuldades e não fazem alarido disso.

AÇÕES:
Comece com um bom dia sem hipocrisia. APERTO DE MÃO. Que tal um café da mnhã mensal?
Sala dos professores = LUGAR QUE SE BUSCA ALUZ. Sem fofocas. Flores.
Aniversariantes do mês = celebrem junto. Traga os funcionários. Todos.

Todos são importantes, portanto Respeite a hierarquia, Sem vaidades. Sem competições silenciosas.
Estudo integralizado. Peça sugestões aos seus colegas, mesmo de outras áreas.

AO INVES DA PACIENCIA NO PC CONVERSE NA SALA DE AULA.
Se você é chefe procure ser líder.
PROFESSORES QUE SE ACOMODAM são diferentes de PROFESSORES QUE SE INCOMODAM
NUNCA SE NIVELE POR BAIXO. Se ele faz, não faça.

equilíbrio emocional = história do porco na estrada
Liberdade de Felicidade = história do velho, menino e burrinho

QUE RESULTADOS PODEMOS ESPERAR APLICANDO A SOLIDARIEDADE NA ESCOLA E ENTRE OS PROFESSORES, FUNCIONARIOS E ALUNOS?
DIAS MELHORES, MUITO MELHORES, AINDA MELHORES.

VOCÊ AINDA ASSIM QUER SABER DE SOLISÃO?
Está bem. Solidão é um sentimento no qual uma pessoa sente uma profunda sensação de vazio e isolamento. A solidão é mais do que o sentimento de querer uma companhia ou querer realizar alguma atividade com outra pessoa não por que simplesmente se isola, mas por que os seus sentimentos precisam de algo novo que as transforme.

Sabia que se pode morrer de solidão?

“Invictus”, de autoria de William E. Henley.(poema de inspiração de Nelson Mandella)
Sob o manto da noite que me cobre
negro como as profundezas de um pólo a outro
eu agradeço a todos os Deuses por minha alma invencível.

Nas garras ferozes das circunstâncias
não me encolhi nem derramei meu pranto.
Golpeado pelo destino
minha cabeça sangra, mas não se curva.

Longe dos lugares de ira e lágrimas
onde assoma o horror das sombras
ainda assim, a ameaça dos anos me encontra
e me encontrará sempre destemido.

Pouco importa quão estreita seja a porta,
quão carregada de punições seja a lista
sou o senhor do meu destino
sou o capitão da minha alma.

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